segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Chanchada



A Chanchada teve o seu ápice no cenário cultural brasileiro do início da década de 30, até o fim dos anos 50. O gênero trazia uma narrativa simples, marcada por uma forma ingênua de fazer comédia, trazendo temas populares. Principalmente no início, tinha o carnaval como assunto de suas obras.

Apesar do termo chanchada ter nascido para descrever filmes brasileiros na década de 30, há controvérsias quanto à data em que tais obras realmente surgiram. Há aqueles que colocam como ponto inícial do gênero, o filme Nhô Anastácio Chegou de Viagem, de 1908, o primeiro filme de ficção do país. Por outro lado, existem aqueles que consideram o movimento a partir do primeiro filme falado: Acabaram-se os Otários, de Luiz Barros. Além desses, existem aqueles que só contam a chanchada a partir de 1941, pelo nascimento da Companhia Cinematográfica Atlântida.

Os filmes do gênero muitas vezes traziam paródias de obras do cinema norte-americano, contudo, utilizavam de adaptações para temas do cotidiano nacional. Os personagens geralmente eram uma caricatura do que representa o jeitinho brasileiro e a malandragem carioca.

O Filme: Nem Sansão, Nem Dalila



O filme tem direção de Carlos Manga e é uma paródia do clássico Sansão e Dalila, de Cecil B. DeMille. Oscarito vive o barbeiro Horácio, que bate seu carro na casa de um cientista maluco, acionando uma máquina do tempo, que o envia ao ano de 1153 a.C., no reino de Gaza.

Na comédia, Horácio conhece Sansão e descobre que sua força provinha de sua peruca. O barbeiro então troca a mesma por um isqueiro, adquirindo poder e força e, então, passa a reinar Gaza como um ditador bonachão.

O Ícone: Oscarito



Oscarito nasceu na Espanha, filho de pai alemão e mãe portuguesa. Mudou-se para o Brasil com apenas um ano de vida, em 1906. Nasceu em família circense, fato que trouxe o espetáculo em suas veias desde o início da vida. Aos cinco anos de idade já era palhaço, trapezista, acrobata e ator. Estreou no cinema em 1935, com o filme Noites cariocas.

Ficou famoso no Brasil ao lado de Grande Otelo, outra lenda das chanchadas, com quem protagonizou diversos filmes. Um dos maiores ícones da história do humor nacional, Oscarito nasceu e morreu pelo show. No dia 4 de agosto de 1970, o artista já estava aposentado, mas dentro de casa tentou reproduzir seu pulo característico, que ficara marcado no Brasil, quando teve o acidente vascular que tirou sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário